O Corporate Venture Summit é uma iniciativa da FCJ Venture Builder. O intuito por trás do evento é levar ao mercado um conteúdo abrangente sobre os próximos passos que a Inovação Corporativa está trazendo para o núcleo das empresas.
O boom das startups trouxe um novo elemento para o mundo dos negócios e possui a Inovação Corporativa ou alguma de suas vertentes, como a Inovação Aberta e as Corporate Venture Builders, em seu DNA. Ademais, com o mercado cheio de empresas no oceano vermelho, as startups conseguiram identificar oportunidades e entrar em oceanos azuis que mudaram a forma de se fazer negócio.
O evento aconteceu na última sexta-feira de novembro (26/11), no Cubo Itaú, em São Paulo. Ele teve como propósito final comentar e ampliar a visão de seus participantes perante as principais tendências que revolucionarão o mercado nos próximos anos. Além disso, mostrou como a união de empresas e startups faz parte de uma visão inteligente do futuro.
FCJ trilhando o caminho da inovação
A FCJ Venture Builder surgiu em 2013, em Belo Horizonte (MG), e foi pioneira no mercado de Venture Building da América Latina. Com seus anos de experiência, a empresa lançou, em 2019, seu modelo de licenciatura de Corporate Venture Builder.
Ademais, apenas em 2020, a organização buscou fortalecer ecossistemas fora do Brasil, lançando sua iniciativa em países como Finlândia, Portugal e Estados Unidos.
O modelo de negócio da FCJ permite selecionar empresas inovadoras no mercado de forma contínua. Assim, ela desenvolve as soluções das startups e acompanha-as durante todo o seu ciclo de vida.
2ª edição do Corporate Venture Summit
A primeira edição do evento, de 2020, foi realizada apenas on-line, devido a pandemia. Porém, em 2021, houve o retorno dos eventos presenciais e o reencontro da Rede FCJ após dois anos.
Assim, o evento aconteceu na última sexta-feira de novembro (26/11), no Cubo Itaú, em São Paulo, e contou com palestrantes, funcionários e CEOs das Ventures Builders.
As verticais da FCJ apresentaram no Corporate Venture Summit seu trabalho, provando que a inovação está ligada a vários empreendimentos da rede. Desse modo, o ecossistema é composto por pessoas que compartilham do mesmo objetivo. Todo o time busca impactar o mercado de maneira a trazer mais qualidade de vida e inovação para a população.
A saúde, em especial, marcou uma grande presença, trazendo os líderes das ventures e investidores para agregarem em seu painel. Desse modo, todos os profissionais contribuíram para com a disseminação do conhecimento na área da saúde.
Presença da Holding Saúde Ventures no Corporate Venture Summit
A Saúde Ventures, em parceria com a Molkom Pharma Biotech Venture Builder, FHE Ventures & GBG Seniortech Ventures, seleciona de forma contínua startups e inovações aplicadas. Ademais, a rede de Healthtechs e Biotechs Saúde Ventures/FCJ representa o maior núcleo de executivos e startups dedicadas à grande transformação do cenário médico. Assim, essa revolução mudará a forma como pacientes, hospitais, exames, consultas, operadoras de saúde e indústria farmacêutica se relacionam.
A Saúde Ventures, FHE Ventures, GBG Seniorstech e Molkom Biotech Ventures são a maior rede nacional de investimento econômico em startups no campo da saúde. O processo de expansão da rede Saúde Ventures através do licenciamento de novas Ventures Builders para organizações de saúde no Brasil e no exterior, está permitindo construir a maior aliança de healthtechs da América Latina.
No evento, Fábio Veras – CEO Saúde Ventures, Carlos Zago – CEO at Molkom Biotech Pharma Ventures, Rafael Kenji – CEO FHE Ventures, Mauricio Moreira – CEO da GBG Seniortech e Marcos Galasso – Cirurgião Torácico e sócio investidor na Saúde Ventures conversaram um pouco sobre a instituição inovadora na qual a saúde está se tornando.
Segundo Veras, a saúde é uma das últimas fronteiras de inovação. Afinal, apesar dos conceitos de diagnóstico e terapia terem evoluído, ainda existem problemas severos quando falamos da qualidade de gestão e os modelos de negócio para a rede SUS e operadoras de saúde.
Kenji, Zago e Moreira comentaram das inovações em suas respectivas áreas e como o avanço da tecnologia já está acontecendo. Assim, a trajetória que essas Venture Builders estão criando possibilitará que um novo ciclo de desenvolvimento seja atingido e superado com um propósito que é simples, porém extremamente significativo: a melhoria da qualidade de vida da população.