O Outubro Rosa se trata de uma campanha anual realizada mundialmente, com o intuito de conscientizar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. A mobilização procura também disseminar dados preventivos, bem como ressaltar a importância de olhar com atenção para a saúde, além de lutar por direitos como o atendimento médico e o suporte emocional, garantindo um tratamento de qualidade.
Além disso, durante o mês de outubro, várias instituições colocam o tema em pauta para incentivar mulheres a realizarem seus exames. Iniciativas como essa são essenciais para a prevenção, ainda mais que nos estágios iniciais, a doença é silenciosa e assintomática.
Origem do Outubro Rosa
O movimento iniciou-se em 1990 durante um evento chamado “Corrida pela cura”, realizado em Nova Iorque, para levantar recursos para a pesquisa realizada pela instituição Susan G. Komen Breast Cancer Foundation.
A princípio, o evento ocorria sem o envolvimento de instituições públicas ou privadas. A medida em que cresceu, outubro foi instituído como o mês de conscientização nacional nos Estados Unidos, até se espalhar para o restante do mundo.
O primeiro ato no Brasil aconteceu em 2002, no parque Ibirapuera, em São Paulo. Com a iluminação cor-de-rosa do Obelisco Mausoléu ao Soldado Constitucionalista.
Entretanto, só a partir de 2008, iniciativas como essa tornaram-se cada vez mais frequentes. Posteriormente, diversas entidades relacionadas ao câncer começaram a iluminar prédios e monumentos, transmitindo a mensagem: a prevenção é necessária.
Sobre o câncer de mama
O câncer de mama é um tumor maligno que ataca o tecido mamário e é um dos tipos mais comuns, segundo o Instituto Nacional do Câncer — INCA. Ademais, ele se desenvolve quando ocorre uma alteração de apenas alguns trechos das moléculas de DNA, causando uma multiplicação das células anormais que geram o cisto.
Você sabe quais exames detectam o câncer de mama? Confira abaixo quais são os principais:
Fonte: https://www.roche.com.br/pt/por-dentro-da-roche/voce-sabe-o-que–e-outubro-rosa.html