Já ouviu falar em atendimento humanizado? Independente se na sede privada ou na pública, quando se trata do atendimento oferecido frequentemente se tem reclamações. E isso não é ruim apenas para os pacientes, também afeta os profissionais da área. Em busca da mudança desse cenário, uma possível solução seria um investimento maior em atendimento humanizado.

A humanização do atendimento na área da saúde é um ideia que valoriza os relacionamentos interpessoais de qualidade. Nesse modelo de atendimento, o paciente tende a se sentir mais acolhido e respeitado, o que pode auxiliar em sua recuperação.

Através de pequenas mudanças no dia a dia dos profissionais, é possível se ter um ambiente mais leve, levando a uma melhora geral.

Ademais, o principal desafio da do atendimento humanizado é oferecer ao paciente uma experiência acolhedora e diferenciada, sem deixar de lado o olhar clínico para o diagnóstico e tratamento da doença. Nesse âmbito, a tecnologia surge como uma forte aliada para otimizar a prática. 

Vantagens do atendimento humanizado e como o fazer

A humanização do atendimento na saúde pode resultar em diversos benefícios, dentre eles, a melhoria na eficácia dos tratamentos e no clima de trabalho, além de atribuir mais confiabilidade à instituição.

Desse modo, com o paciente em tratamento e os familiares satisfeitos com o serviços aos quais tiveram acesso, as chances de que ele retorne ao precisar de suporte aumentam. Ou seja, o atendimento humanizado também pode levar a fidelização do usuário, beneficiando clínicas, hospitais e operadoras.

Para desfrutar melhor dessas vantagens, o profissional pode introduzir a prática através de medidas tais como a capacitação da equipe, associando conhecimentos sobre relações interpessoais para uma melhor gestão das emoções. A comunicação assertiva é outro fator primordial para conquistar a confiança dos pacientes.

Ademais, outro ponto que deve ser considerado, é a melhora da infraestrutura do local para receber os usuários com diferentes condições. Ainda se falando da experiência do paciente, é necessária uma maior praticidade no fornecimento de informações, que devem ser compartilhadas com clareza e pontualidade.

E como a tecnologia pode ajudar?

O investimento em tecnologia é outra maneira de implementar a saúde humanizada no ambiente de trabalho. Nesse cenário, a transformação digital pode colaborar de diferentes formas, permitindo a coleta e a análise de dados dos pacientes de forma mais rápida, por exemplo, utilizando softwares específicos.

O uso do aparato tecnológico gera ainda uma maior precisão nos diagnósticos, permitindo iniciar as intervenções imediatamente, se for o caso, além de evitar gastos com procedimentos desnecessários. A disponibilidade de dados do prontuário e resultados de exames on-line, assim como outras informações relevantes, também favorecem a prática.

Ademais, a automação das tarefas evita, ainda, a sobrecarga dos trabalhadores. Desse modo, deixando-os com mais tempo livre para oferecer um atendimento diferenciado ao paciente, sempre focado no fator humano.

Fonte: https://summitsaude.estadao.com.br/tecnologia/tecnologia-pode-auxiliar-no-atendimento-humanizado-em-saude/