É evidente a importância da inovação dentro do ambiente corporativo. Afinal, nos últimos anos vimos que empresas que não estão dispostas a inovar, estão fadadas ao fracasso e sua morte no mercado. Desse modo, a aproximação de empresas e startups se torna uma excelente estratégia para o sucesso. Mas, como?
Bem, o objetivo por trás de uma ideia é solucionar os problemas da sociedade. Com esse pensamento empreendedor as startups crescem a cada dia, e esse mercado vê oportunidades únicas.
As empresas tradicionais podem ver esse avanço como uma forma de concorrência. Afinal, terão mais empresas para disputar um lugar no mercado. Mas esse é um jeito simplista de se pensar.
As novidades proporcionadas pelas startups tem muito a agregar para as indústrias e garantir um lugar para todas.
Por que fazer uma aproximação de empresas e startups?
Em um cenário de transformação digital, as grandes empresas têm muito o que aprender com as startups. Afinal, toda empresa procura um crescimento rápido e não custoso. E é neste ponto que as startups brilham.
Usando um modelo de negócios enxuto, ágil e adaptável, elas lidam com ideias e erros de uma forma mais prática. Desse modo, elas agregam conhecimento e valor para as empresas das quais fazem parte.
A cultura da empresa passa por uma reformulação rumo a um viés mais tecnológico e inovador, se estruturando para aprimorar seus processos e desenvolvendo soluções mais assertivas. Além das soluções, temos outros pontos positivos, como:
- redução em custo e tempo com a implementação de novas tecnologia;
- redução em custo e tempo com o treinamento da equipe;
- aumento da visibilidade da marca;
- possibilidade maior de networking.
Todos os pontos levantados ajudam sua empresa a sobreviver no mercado e a construir um futuro inteligente. Então, vemos que as startups não são concorrentes, mas exemplos a serem seguidos.
A aproximação da minha empresa deve ser feita com qual startup?
Antes de procurar de forma desenfreada por uma startup, você deve ter uma estratégia.
Você deve entender do seu negócio e qual modelo de startup mais se adere e agrega a ele. Do contrário, uma conexão rasa e sem muito sentido não gerará ganho algum para nenhuma das partes, tornando todo o processo algo frustrante.
Por isso, invista tempo em pesquisas sobre os modelos de startups para que você sabia, com certeza, quais são os motivos de se aproximar.
No momento em que você adquire esse conhecimento sobre o setor, você irá buscar por uma startup específica para fazer parte do time da sua empresa. Porém, você deve entender em qual etapa aquela startup se encontra. Afinal, se ela está validando o seu produto ou está em fase de crescimento, ainda falta muito para que ela viabilize suas soluções.
A empresa pode fazer essa aposta. Gostar de uma ideia e investir. Mas, deve estar ciente do que poderá demandar dessa startup. Por isso, o ideal são startups que já se encontram em escala, uma vez que elas já estão prontas para trabalhar.
Onde consigo fazer a aproximação entre a empresa e a startup?
Hubs
Os hubs são comunidades de tecnologia e inovação na saúde. Então, eles buscamos criar conexões entre startups e empresas, com o intuito que elas possam colaborar, criar e compartilhar ideias entre si.
Um exemplo é o HubSaúde, que é um dos grandes hubs de inovação de saúde no Brasil. Eles conectam startups da saúde, organizações de saúde, empresas e investidores. Tudo em um mesmo ambiente.
Corporate Venture Builder
Uma Corporate Venture Builder tem como seu maior objetivo aproximar grandes corporações e startups. Desse modo, este modelo de trabalho é diferente dos demais formatos que já possuímos no mercado. Afinal, enquanto tais modelos “tradicionais” não apresentam uma melhora em seus resultados, por não alinharem as expectativas e entregas entre startup e corporação, o Corporate Venture Builder se torna a melhor opção.