A força da Amazon no mercado é inquestionável. Assim, procurando conquistar novos mercados, a empresa entra na área de saúde com seu serviço de telemedicina, o Amazon Care.
Anunciado no dia 17 de março, o Amazon Care foca seus esforços para o bem-estar dos funcionários da empresa. Mas, o objetivo é que o serviço seja utilizado também por terceiros. Segundo Jeff Bezos, CEO da Amazon, o intuito é criar um negócio lucrativo no setor de saúde.
Desse modo, o novo serviço visa sanar buracos no atendimento de saúde americano, e reduzir os custos dos planos de saúde, que possuem um custo alto. Afinal, empregadores gastam por volta de UU$ 800 bilhões em cuidados médicos a cada ano.
Como funciona o Amazon Care?
O Amazon Care foca em duas vertentes para a realização de seu serviço de saúde: a telemedicina e a medicina domiciliar. Assim, para essa entrega há um aplicativo que conecta pessoas aos profissionais de saúde presentes no Care Medical – grupo de médicos da Amazon.
Pelo aplicativo é possível conversar com médicos e enfermeiros, além de organizar entregas de receitas e outras opções. Ademais, no estado de Washington já é viável o atendimento domiciliar. Então, se necessário, um profissional se descolará até a casa do paciente para a realização de exames, vacinação, coleta de sangue, etc.
Outras investidas da Amazon na saúde
A Amazon tenta quebrar a barreira da saúde. Seus investimentos no setor não começaram em 2021, mas já vem acontecendo a um tempo.
Alguns dos serviços mais reconhecidos da Amazon na saúde são:
- Amazon Pharmacy – serviço de entrega de medicamentos nos EUA;
- Amazon Halo – Aplicativo conjunto a um wearable (tema da 5ª edição do MedTech Talks).
Mas, apenas do sucesso, uma vez que outras grandes empresas do setor de telemedicina viram suas ações caírem com a chegada do Amazon Care, como foi o caso da Teladoc e Amwell, tudo pode mudar. Afinal, no início deste ano a Amazon finalizou seu projeto com a JPMorgan Chase & Co. e Berkshire Hathaway Inc. Em conjunto, as empresas tinham uma startup de saúde Heaven, que fechou as portas.
Planos para o futuro da Amazon Care
Após o serviço ser destinado para funcionários Amazon, agora ele será válido para empresas terceiras. Assim, a ideia é que o Amazon Care chegue aos 50 estados americanos no verão de 2021.
Apesar do cenário incerto, de uma indústria com alta complexidade, a Amazon consegue ver um mercado para se seguir. Afinal, o mundo está em evolução e pronto para usar as tecnologias e mudar sua maneira de funcionar. É necessário que grandes empresas vejam essa migração como uma oportunidade de crescer e entrar em novos oceanos.