O Médico Pedro Henrique Isaacsson Velho, especialista em oncologia do Hospital Moinhos de Vento em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, é o primeiro pesquisador brasileiro a receber o tradicional prêmio The Career Development Award (CDA) da The Conquer Cancer Foundation da American Society of Clinical Oncology (ASCO).
O prêmio é tido como o Oscar da Oncologia e visa reconhecer os profissionais que mais se destacam em suas áreas com pesquisas desenvolvidas para aprimorar a experiência e o tratamento dos pacientes.
A cerimônia de premiação aconteceu no dia 4 de junho, durante a Reunião Anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica, em Chicago, nos Estados Unidos. O evento reúne anualmente mais de 40 mil profissionais de todo o mundo.
Terapia Androgênica Bipolar
O Dr. Paulo desenvolveu um método denominado terapia androgênica bipolar. Ele consiste em altas doses de testosterona aliadas a uma medicação já aprovada para câncer de próstata, o Radium-223.
Além disso, tratamentos similares à nova terapia já foi utilizado em cerca de 40 pacientes do Hospital Moinhos de Vento.
Segundo o profissional, a terapia utilizada no projeto visa tratar a doença e, além disso, devolver a qualidade de vida ao paciente. No entanto, vale ressaltar que o uso de testosterona contra o câncer de próstata deve ser aplicado apenas nos protocolos clínicos da pesquisa e não de maneira indiscriminada.
Fase de recrutamento de pacientes começa em junho
Ademais, este mês, os pesquisadores devem dar início ao período de recrutamento de pacientes no Brasil e nos Estados Unidos. Em conclusão, irão escolher no total cerca de 50 pessoas. Todas diagnosticados com a doença e com apresentação de metástase, a propagação da doença para outras partes do organismo.