Hospitais, clínicas e centros médicos estão voltando seus esforços para a melhora da qualidade dos serviços que oferecem. Com isso, o objetivo é ter uma maior credibilidade. Contudo, para que essa nova realidade seja possível é de fundamental valor que os impactos da transformação digital na área da saúde estejam evidentes.
Afinal, processos analógicos devem ser eliminados, rumo a um futuro no qual grande parte dos processos são realizados no meio digital. A saída de atendimentos precários que migram para soluções ágeis e digitais facilitarão a vida de todos do meio hospitalar, sejam médicos, profissionais da saúde, gestores e, até mesmo, pacientes.
Como a nova realidade afeta o hospital
Se, algum dia, o objetivo maior em um hospital ou centro médico era o resultado, essa realidade mudou. Agora, mais do que nunca, o paciente é colocado como o centro de todo o processo hospitalar. Ou seja, a sua jornada deve ser satisfatória em todas as etapas. Assim, são necessárias novas soluções que atendam as demandas do mercado.
Desse modo, é preciso aumentar a eficiência operacional, fugindo do modelo clássico do papel, caneta e filas. A ideia é trazer uma jornada mais simples e menos burocrática, como forma de gerar valor na experiência.
A automação dos processos, novos modelos de gestão e a busca por uma cultura de inovação são alguns dos principais fatores de diferenciação que um hospital deve possuir. Afinal, eles promovem um ambiente mais produtivo, que gera mais segurança aos profissionais e pacientes, assim como agilidade e redução de custos.
É comum vermos que hospitais e centros clínicos oferecem um agendamento online, ou uma estrutura parecida. Porém, isso não é o suficiente para afirmar uma transformação digital nos processos. O objetivo é que a automatização vá do agendamento, passando pelo atendimento, a recepção até chegar a entrega de laudos e exames.
Cultura inovadora dentro dos hospitais
Uma cultura inovadora está conectada a gestores antenados nos principais avanços tecnológicos e comerciais. Uma vez que são essas pessoas que buscam por novas ideias e investem tempo e esforços para a melhoria dos sistemas e processos.
O desenvolvimento e inclusão de ferramentas e softwares para a realização de atividades importantes dentro dos hospitais é baseada em uma visão embasada em dados, análise, estratégia e táticas que limitem e eliminem os erros.
Desse modo, a transformação digital na área da saúde busca, de forma prática, aumentar a escalabilidade do serviço oferecido. Afinal, o tempo é otimizado e não é mais necessário se gastar recursos e esforços.
Veja os hospitais que estão fazendo a diferença no mercado
Contudo, segundo a pesquisa da Isobar em 2019 – Ranking de Maturidade Digital no Brasil, grande parte das organizações de saúde em território brasileiro não possuem bons níveis de maturidade digital. Assim, apenas 11% das instituições obtiveram bons resultados.
Isso prova que, apenas de avanços estarem acontecendo, o Brasil ainda tem um longo percurso à frente. Por isso, eventos como o MedTech Talks, criado pela Holding Saúde Ventures são importantes, uma vez que promovem a disseminação de conhecimento sobre as novas tecnologias e processos para a área médica.
Os impactos da transformação digital na área da saúde na vida dos indivíduos
Investir em Inteligência Artificial, Machine Learning, Wearable Devices, Big Data e Telemedicina é o pontapé para a automação completa dos centros hospitalares. Assim, é possível aprimorar os processos e gerar mais satisfação e produtividade. Ademais, viabiliza o corte os curtos recorrentes e o aumento da receita.
Porém, as vantagens são estão apenas ligadas as instituições, mas também aos indivíduos, que são os pacientes e profissionais.
Pacientes veem a melhora na qualidade do serviço. Afinal, elas estão presentes na ausência de falhas, filas menores, facilidade para conseguir seus exames e laudos, e menos atrasos. Já para os profissionais, a mudança na rotina é notória. Com agilidade e eficiência nos processos, médicos, enfermeiros e demais profissionais podem se concentrar e dedicar mais tempo a sua atividade mais importante: cuidar da população.