Estamos nos primeiros dias de 2022. Assim, essa é a oportunidade ideal para organizar a vida e começar a traçar as metas para o ano. Mas, você deve se atentar a alguns fatores antes de começar a estabelecer metas de forma desenfreada.
As metas são um direcionamento que reflete nossas escolhas profissionais. Tais escolhas tem um propósito certo e são parte da conquista de grandes objetivos. Tal objetivo, construído por uma série de metas, busca alinhar o negócio com a visão e missão da organização.
Desse modo, qualquer profissional, em especial aqueles que possuem papéis de liderança, devem se atentar à maneira que tais metas são criadas e como são passadas para o restante da equipe. Afinal, metas soltas que não possuem um objetivo claro podem estar atrapalhando o processo, sendo responsáveis por um gasto desnecessário de dinheiro, força de trabalho e tempo.
A importância de estabelecer metas alcançáveis
Com a animação do começo do ano é normal que as pessoas prometam mais do que conseguem cumprir. Isso acontece porque, na maioria das vezes, não paramos para analisar se aquela meta é possível ou não de ser realizada no período em que queremos.
Um exemplo simples de imaginar essa situação é de um aluno que começa a estudar para a prova no último minuto e quer tirar uma nota 10. Isso é inalcançável.
Metas inalcançáveis apenas geram decepção. Mas, em um negócio elas podem comprometer toda a operação. Afinal, a realização de metas condizentes com o mercado é o que permite a organização manter as portas abertas.
Por isso, após pensar no objetivo macro que a empresa possui e começar a fase de definição das metas, certifique-se que elas são desafiadoras mas possíveis dentro da janela de tempo prevista para o prazo.
Esse planejamento prévio é essencial para o sucesso da operação, uma vez que não ficam pontas soltas. Lembre-se: a função de cada meta é gerar valor e resultados para o próximo ciclo.
Estabelecer metas com a equipe em mente
Envolver a equipe faz parte do planejamento estratégico e da construção das metas. Para atingir as metas, é necessário ter em mente o número de funcionários que a empresa possui, assim como a capacidade de produção dessa equipe.
Afinal, não dá para cobrar em excesso de uma equipe pequena, ou de funcionários que já estão sobrecarregados. Assim, estabelecer metas sustentáveis também é um passo importante.
Metas sustentáveis são aquelas que, além de possíveis, são viáveis para aquele time dentro de um prazo curto, médio ou longo.
Com isso em mente, as chances dessas metas serem realizadas e chegarem mais próximas ao objetivo macro da empresa crescem, o que é ideal para a organização, líderes e colaboradores.
Seja um líder que gere confiança
O líder, seja ele da empresa ou de um setor, deve passar confiança para seus funcionários. Quando o corpo de colaboradores acredita na visão do líder, fica mais fácil deles se sentirem engajados com as metas.
Quando existe a falta de confiança na figura de liderança, o que acontece é que os funcionários não se comunicam com frequência com pessoas de cargos superiores na empresa, havendo a perda de novas ideias que vem de perguntas e questionamentos gerados por essas conversas.
Assim, é valioso que o líder saiba nutrir e incentivar a interação entre as pessoas. Somente assim a empresa conseguirá atingir resultados em alta performance. Afinal, todos os colaboradores e gestores estarão em sintonia com as necessidades da empresa.