O setor da saúde envolve um dos pontos mais importante de nossa sociedade, o bem-estar das pessoas. Assim, o marketing tradicional não é indicado para médicos e centros de saúde. Mas, ainda é necessário que, nos dias atuais, esses profissionais possam divulgar seus trabalhos e conhecimentos. E, com isso, surgiu o marketing médico.

Contudo, é importante lembrar que isso vai além de divulgação. Então, ele deve ser embasado nas determinações do Conselho Federal de Medicina (CFM) e do Código de Ética da profissão. Afinal, existem diversos requisitos que tal publicidade deve possuir para poder ser veiculada.

O marketing médico busca trabalhar o atendimento ao paciente como sua prioridade durante todo o processo. Então, seu foco começa na captação, passando pelo atendimento e chega ao pós-atendimento. O intuito é gerar mais segurança nos pacientes, assim como aumentar a credibilidade do médico ou centro de saúde.

A importância do público-alvo na área da saúde

Sempre que tratamos de saúde, é vital ter em mente que não lidamos com clientes, mas com pacientes. Pessoas as quais necessitam de assistência em um momento de fragilidade. Desse modo, entendemos a importância de conhecer o seu público.

  • Se você é médico, qual é a sua especialidade?
  • Se é um hospital, clínica ou cento de saúde, quais serviços são oferecidos?

Essas perguntas iniciais ajudam você a começar a segmentar o seu público-alvo. É necessário traçar o perfil do seu público, como forma de construir ações planejadas para ele. Um bom exemplo é comparar um consultório odontológico a um consultório ginecológico. Ambos estão dentro do segmento da saúde, mas atendem públicos diversos, com objetivos diferenciados.  

Ademais, precisarão ser feitas coletas de dados pessoais dos pacientes, como:

  • nome;
  • faixa etária;
  • escolaridade;
  • profissão, entre outros.

Outro ponto relevante é a realização de entrevistas nas quais seus pacientes poderão contar, de forma livre, suas histórias. Também realize pesquisas de fontes secundárias e entenda com o que seus pacientes interagem online.

Com todas essas informações coletadas e analisadas, será mais fácil a identificação de pontos em comum. Esses pontos começaram a traças o perfil do ser paciente.

A identidade visual no marketing médico

Guia de como ter um bom marketing médico
Imagem: Freepik

O seu público-alvo precisa se identificar com a sua identidade visual. Afinal, quando tratamos do meio da saúde, é vital que sua marca passe os seus valores.

Ela será o seu rosto para o mundo. Então, deve estar presente em todos os materiais que você possuir, desde o cartão de visita e redes sociais até as placas de identificação dentro do seu consultório.

Profissionais recém-formados precisarão desenvolver uma marca do zero, e é importante acompanhar e contribuir com o processo criativo. Caso, o médico ou centro de saúde já possua uma, é necessário que uma análise seja feita para saber se ela é coerente e desperta a sensação correta.

Tenha um site para chamar de seu

Ter uma boa marca é o primeiro passo para se posicionar no mercado. Mas, não é o único passo necessário.

Pense conosco: você já tem uma marca estabelecida e sabe quem é o seu público, mas como ele vai te encontrar?

É para isso que construímos um site. Para termos, na internet, esse ponto de localização.

É comum que muitos profissionais não tenham um site, por não ver sua real utilidade. Aqueles que possuem um, o deixam desatualizado.

O site é uma ótima plataforma para conter uma variedade de informações sobre você e a sua área de atuação. Afinal, nele o seu paciente poderá:

  • conhecer melhor sobre a sua carreira profissional;
  • consulta seu endereço de atendimento;
  • conhecer todos os tratamentos oferecidos;
  • agendar uma consulta, entre tantas outras opções.

Use o seu site como um viés de captação de novos pacientes. Dessa forma, todo o seu público-alvo conseguirá encontrar as informações que precisa. Assim, criando mais segurança e credibilidade.  

O seu marketing médico é tão com quanto o conteúdo que produz

Segundo uma pesquisa da TIC Domicílios, do Comitê Gestor da Internet (CGI.br), o acesso das pessoas a internet cresceu e, em 2019, possuía 134 milhões de usuários no Brasil. Com isso, vemos que as redes sociais atingem grande parte da população.

Dessa forma, o setor médico deve encontrar meios de ganhar visibilidade sem perder sua credibilidade. Hoje, temos diversos exemplos de pessoas relacionadas a saúde que utilizam Facebook, Instagram, LinkedIn e até mesmo o recente TikTok para divulgar seus conteúdos de maneira mais acessível para a população.  

Para as suas redes sociais, foque em quatro pontos chaves:

  • frequência;
  • conteúdo de qualidade;
  • linguagem atual;
  • humanização.

Mas, lembre-se do que constamos ao início desse artigo: seu conteúdo deve estar dentro nas determinações do Conselho Federal de Medicina (CFM) e do Código de Ética da profissão.

Conteúdo dentro do site

Os conteúdos de redes sociais são mais simples, por conta das plataformas e como os conteúdos são distribuídos. Ninguém gosta de ler um texto gigante no post de um Instagram.

Por isso, deixe os conteúdos mais completos para o seu blog, um segmento disponível dentro do seu site. Então, use suas redes sociais para alertar seus seguidores que você disponibilizou um conteúdo mais extenso no seu blog, passando o público de uma plataforma para a outra.

A oferta de conteúdo gratuito e cheio de informação é importante para o paciente. Isso dá a ele mais segurança e aumenta sua autoridade no ramo.

A incorporação do marketing de relacionamento

Guia de como ter um bom marketing médico
Imagem: Freepik

Entender a situação na qual leva uma pessoa a procurar um médico ou um centro de saúde, nos ajuda a entender a importância desse relacionamento. O paciente já se encontra mais fragilizado e necessitando de cuidados especiais que envolvem sua saúde.

Desse modo, todos os profissionais da saúde devem se atentar ao relacionamento que criam com seu público. Ele começa na captação. De nada adianta um médico atencioso e preocupado, se a pessoa da recepção trata o paciente de forma ríspida e apressada.

A humanização do serviço deve estar presente em todas as etapas.

Por isso, é essencial que todos os funcionários recebam treinamento. Além desse ponto, é importante monitorar a satisfação dos pacientes, identificar pontos fraco e trabalhar para a melhora deles.

Devo investir no marketing médico?

O marketing médico se mostra como uma maneira de transparecer o real valor da saúde para o paciente, por meio de conhecimento, experiência e confiança. Afinal, ele é uma opção para se posicionar em um mercado tão conectado à internet.

Em resumo, está tudo bem o médico ou centro de saúde procurar visibilidade. O que não pode acontecer, de forma alguma, é a pressão, por meio de informações erradas, com a fragilidade do paciente. Afinal, o compromisso maior deve ser o conhecimento.