De acordo com uma pesquisa realizada pela Startup Scanner, existem hoje cerca de 400 healthtechs no Brasil.
Tecnologia e saúde já estão andando lado a lado, as duas áreas estão revolucionando o mercado. Por esse motivo as healthtechs estão ganhando cada vez mais espaço e estão contribuindo com os mais diversos processos em instituições.
Conforme um levantamento realizado por meio da Startup Scanner, ferramenta da Liga Ventures, rede de inovação aberta que conecta empresas e startups de modo a potencializar interações e gerar novos negócios, existem hoje cerca de 400 healthtechs no Brasil. Estas estão divididas em 35 categorias, como Análise de DNA, Armazenamento e Análise de Imagens, Autogestão da Saúde, Buscadores e Agendamentos, Exames e Diagnósticos, Marketing e Comunicação, entre outras.
Soluções inovadoras
Desse modo, as soluções inovadoras surgem a cada dia para serem usadas em hospitais e outras organizações. A NeuralMed, é um exemplo disso. Desde 2018 ela vem promovendo soluções de auxílio à triagem e fluxo de pacientes, aplicando a inteligência artificial para analisar imagens e textos médicos.
Outra urgência do setor é a aumentar a eficácia de processos na área da saúde. Quem viu nisso uma oportunidade foi a UpFlux, startup acelerada pelo InovAtiva Brasil. Com uma solução pioneira no Brasil, a healthtech aumenta a disponibilidade de leitos e reduz o tempo de permanência do paciente no hospital — método conhecido comoprocess mining.
Ademais, a partir de informações extraídas do sistema da instituição atendida, os processos identificados automaticamente, baseados em dados, são comparados com modelos previamente definidos, para diagnosticar ineficiências e problemas. Baseado no que acontece na prática, os insights obtidos são transformados em ações de correção de desvios e ineficiências.
Do agendamento do paciente à alta e, posteriormente, ao faturamento, existem diversos processos que precisam de cuidados específicos e bem estruturados para evitar erros graves.
Desse modo, a previsão é de que a cada dia apareçam novas healthtechs. Essas aptas a resolver problemas que envolvam as mais variadas pontas do setor da saúde.