O processo que as empresas realizam é de sentir no mercado a necessidade da melhora de seu produto ou serviço, e então fazer essa alteração para conseguir expandir seus negócios. Mas, nada muito inovador é criado, em especial pela falta de uma ideia de inovação corporativa fixa na estrutura da empresa.
Em modelos mais tradicionais era possível ver, uma vez ou outra, ideias inovadoras despontando no mercado, como foi o exemplo da Ford ao criar o primeiro automóvel. Henry Ford disse que “se [eu] perguntasse aos [meus] compradores o que eles queriam, teriam dito que era um cavalo mais rápido”.
Mas, o BOOM das startups trouxe um novo elemento para o mundo dos negócios. Com o mercado cheio de empresas no oceano vermelho, as startups conseguiram identificar oportunidades e entrar em oceanos azuis que mudaram a forma de se fazer negócio.
Por que migrar para a inovação corporativa?
A inovação busca ajudar no crescimento de negócios já estabelecidos no mercado. Ademais, esse novo modelo amplia as oportunidades e torna a empresa mais competitiva. Afinal, as startups que estão nascendo e crescendo nos últimos anos já conhecem o conceito.
Desse modo, as empresas tradicionais precisam quebrar a barreira das desculpas pelas quais elas não podem inovar, seja pelo financeiro, time, tempo ou estrutura do negócio. Por isso, a união de startups e empresas possibilita a inserção da inovação no ambiente corporativo.
Colocando a inovação corporativa em prática
Querer ser inovador não é o bastante. Para isso, é necessária uma mudança na cultura da empresa para que a inovação esteja no centro de suas atividades. Ela não deve ser a causa, mas o motivo de todo o trabalho.
6 passos para a inovação corporativa
Experimentar todas as ideias plausíveis
A inovação não é um passo a passo perfeito. Por isso, não existe uma fórmula. É de responsabilidade de cada empresa levantar dados para traçar suas estratégias. E só então colocá-las em prática para um teste. Assim, poderão ser identificadas quais planos se adequam a realidade do negócio.
Tolere os erros
Todos erram, em especial durante experimentos e na mudança dos processos. Durante a fase de testes todos estão sujeitos a cometerem erros.
Que eles acontecerão é um fato.
O que é necessário é que haja um aprendizado com a situação para que tal erro não ocorra de novo.
Ser severo com os funcionários causa um sentimento ruim, que resulta na recua de um diálogo mais aberto. Quando seus colaboradores não se sentem à vontade para expressar suas ideias, a empresa perde soluções Inteligentes que podem fazer a diferença em seu negócio.
Capacitação da equipe
Empresas mais tradicionais, com processos mais rígidos e funcionários de longa data, assim como startups com profissionais atualizados das demandas do mercado precisam investir na capacitação de seus colaboradores.
O mercado muda de uma forma muito veloz, e a empresa que pretende se manter de pé deve ter uma equipe de linha. Mas, para isso, ela não deve passar por processos de recrutamentos e demissões um após o outro. Desse modo, investir em palestras, eventos e workshops para a equipe adquirir mais conhecimento sobre sua área de atuação e mercado é interessante.
Colaboração com outras empresas
Uma empresa pode crescer de forma independente. Mas, encontrar empresas com valores similares ajuda a abrir o leque de mercado e expandir o negócio. Então, essa troca de ideias para a construção de estratégias se torna um propulsor para o crescimento da empresa perante um mercado tão competitivo.
Otimização dos processos
Com as novas tecnologias e os avanços da internet, assim como a criação de Big data, Inteligência Artificial (IA), internet das coisas, etc; vemos que não é possível continuarmos com processos que não trazem resultados.
A principal razão para inovar é reduzir os curtos e aumentar a produtividade. Assim, ao alinhas os esforços e gerar novos padrões de desempenho ao introduzir a otimização dos processos, a empresa consegue criar um novo valor de negócio.
Incentive a colaboração do time
Ser um chefe não é mais ideal. Assim, ser um líder, que colabora e entende seu time, traz maiores resultados aos processos. Afinal, quando um funcionário se sente valorizado, ele veste a camisa da equipe. Além de trazer ideias para melhorar a empresa e ser mais propício de falar de forma positiva da empresa para terceiros, etc.
Desse modo, os funcionários não devem sentir que existe uma competição entre eles. O sentimento de rivalidade dentro de uma empresa diminui a proatividade do time. Assim, é ideal ter diálogo com a equipe e uma comunicação interna eficiente.
Por onde começar?
No início, ao se deparar com o conceito de inovação, muitas empresas podem se sentir perdidas quanto a quais passos tomar para chegar ao nível de explorar novas oportunidades não vistas. Para isso, a união de empresas e startups se torna a melhor opção para o futuro do negócio.
Startups tem o conhecimento das tecnologias e do mercado atual para ajudar uma empresa. Desse modo, uma opção é colocar seu negócio dentro de um hub de inovação, onde ideias são colocadas em prática. Mas, a melhor opção é licenciar um modelo de Corporate Venture Builder. Esse modelo tem como seu maior objetivo aproximar grandes corporações e startups.