A inovação em empresas é um conceito que gera grandes mudanças dentro das corporações. Assim, o processo envolve a introdução de elementos que geram resultados positivos para o negócio.
Ademais, tal fator pode buscar uma solução para resolver um problema de produto, gerar eficiência em um processo, aumentar a produtividade, reduzir os custos, etc. Desse modo, a importância da transformação, em especial aquela que envolve a tecnologia alinhada a uma mudança de mentalidade corporativa, criam novas condições de negócio.
A diferença entre os modelos de inovação
A inovação não é um processo fixo, que deve ser seguido à risca por todas as empresas com a mesma fórmula. Então, cada serviço, produto, empresa e gestão precisa identificar em quais pontos chaves a inovação pode contribuir para seu crescimento no mercado.
É inevitável pensar de que a tecnologia e a modernização das empresas afetam qualquer negócio. Assim, estar com a mente aberta para abraçar novas oportunidades e inovar fará com que qualquer empresa sobreviva ao mercado.
Desse modo, é essencial aplicar o modelo certo de inovação. Eles são divididos em:
Inovação radical
Este modelo de inovação altera as estruturas do negócio. Ele abre um novo ciclo para que o foco da entrega de valor seja diferente. Tal mudança é bem visível e é a base para a criação de tecnologias que ainda não existem no mercado.
Inovação disruptiva
Ela, assim como a inovação radical, muda as estruturas do negócio. Contudo, seu diferencial é que a ideia é tão inovadora que muda o mercado. A ideia por trás é a de “destruição criativa”, pois ela domina o ramo que está e torna obsoleto o que já existia. Alguns exemplos são o Uber e táxis, e a Blockbuster e Netflix.
Inovação incremental
Essa é a mais comum de acontecer dentro das empresas, pois ocorre de maneira gradual. Ele foca em setores, ou pontos chaves do negócio, para que suas melhorias comecem a acontecer.
Um exemplo que representa uma inovação incremental e, logo em seguida, radical, é a gigante do e-commerce Amazon. Ela começou com a venda on-line de livros, e em 1998 começou a vender CDs e DVDs e, no ano seguinte, brinquedos e eletrônicos em geral. Até aqui vemos uma mudança gradual na entrega de seus serviços, até o grande estouro nos anos 2000 quando a empresa abriu seu Marketplace, mudando totalmente a maneira como fazia negócios. Hoje, a empresa se estende por diversas ramos do mundo dos negócios, chegando até a área da saúde.
Como a inovação ocorre dentro das empresas?
Dentro desses processos de inovações, existem ações para que o resultado final seja produtivo para a empresa. Afinal, qualquer empresa inova para adquirir bons resultados e certificar o sucesso da estratégia.
A ideia é que o negócio crie vantagens do restante do mercado, assim como ver resultados a curto, médio ou longo prazo que ajudarão no desenvolvimento e crescimento empresarial.
Inovação de processo
A melhor maneira de gerar um aumento da produtividade e a redução dos custos de um produto ou serviço é evoluindo a maneira como o processo acontece. Assim, novas tecnologias e métodos são usados como ações para atingir um objetivo.
Ademais, um grande exemplo desses processos é a utilização da internet das coisas, assim como o Big Data para o desenvolvimento de serviços e produtos.
Inovação de produtos e serviços
Os produtos e serviços que uma empresa oferece devem conversar com o mercado. Como vimos acima, se manter com o pensamento de uma Blockbuster pode resultar na morte de uma empresa. Assim, desenvolver novos produtos para o mercado, e inovar aqueles que tem espaço para melhorias é essencial.
Inovação geral e setorial
A inovação setorial é a mais indicada para empresas que identificam problemas, ou pontos de melhora, em setores específicos de seu serviço. Ela também permite que setores mais rígidos se adaptem as mudanças e migrem de forma mais suave para a tecnologia, sem causar um grande choque na equipe.
Para uma mudança geral, ela se enquadra na ideia de inovação radical, onde existe uma mudança na cultura da empresa, muitas vezes resultando na mudança de mercado. Construir um novo modelo de negócio, e como manejar seus colaboradores são pautas a serem consideradas quando falamos em mudar um negócio. Ademais, é importante sabermos quais resultados desejamos e traçar uma estratégia muito bem planejada.
Inovação em marketing
Por fim, não podemos nos esquecer do elemento de vendas de qualquer negócio, o marketing. Não importante a qualidade de um produto ou serviço, se o trabalho de divulgação do mesmo não for feito a altura. Então, pensar em um novo posicionamento de mercado e novas estratégias de comunicação, ajudam a entender quais são os pontos frágeis do marketing e como aumentar as vendas.