O ambiente de inovação em território brasileiro cresceu e conseguiu mais investimentos nos setores de tecnologia e saúde. Desse modo, as startups brasileiras tiveram bons resultados em 2020, apesar da crise que se instalou no país devido a pandemia do covid-19.
O objetivo é contribuir para o avanço do país em um caminho mais inovador. Por isso, os investimentos foram realizados, em sua grande parte, nas startups que se encontravam em estágio de maturação. Uma vez que tais startups precisam de capital e parceiros para desenvolverem suas ideias e começarem a faturar.
Investimentos em 2020
A Inside Venture Capital Brasil, do Distrito Dataminer, registrou seu maior valor desde que começou a levantar os dados referentes aos investimentos. Houveram 496 aportes entre janeiro e dezembro de 2020. Assim, as startups receberam mais de US$ 3,5 bilhões (R$ 18,1 bilhões) nesses meses.
Fusões e Aquisições
Em 2020, outro segmento que cresceu foi o de fusões e aquisições de startups, somando 163 ao total. Desse modo, o número se torna ainda mais relevante quando comparado ao ano anterior, no qual houveram 64 aquisições. Assim, os dados mostram um crescimento de 154%.
Motivos para o crescimento de investimento em startups
No ano de 2020, algumas áreas se destacaram para os investidores. As startups que mais tiveram um atrativo estão nos setores de:
- financeiro, conhecidas como fintechs;
- tecnologia da informação, conhecidas como TI;
- marketing e propaganda, conhecidas como adtechs;
- saúde, conhecidas como healthtechs.
Dois fatores responsáveis por mostrar a oportunidade de se investir nessas startups foram 1) a queda dos juros e 2) a necessidade de digitalização no mercado de atendimento ao paciente devido a pandemia do covid-19.
Assim, até mesmo a telemedicina, antes proibida no Brasil, recebeu sinal verde do Ministério da Saúde e mostra seus resultados. Startups da saúde, como a Dr. Ao Vivo e a Global Brain – parte do portfólio de startups da Saúde Ventures -, tiveram um crescimento maior do que o esperado devido ao cenário na saúde mundial.