Entender o que é o empreendedorismo, é entender que, acima de tudo, o espírito empreendedor busca crescer no mercado de trabalho, identificando problemas e soluções ainda não exploradas. Assim, ele investe seu tempo, dinheiro e know-how na criação de um negócio ou projeto que alavanque o mercado no qual está inserido.
Devido à situação que o mundo se encontra, pela pandemia da COVID-19, houve uma mudança no mercado, e as pessoas viram em empreender uma saída para fugir do desemprego.
Com isso, a data de hoje, 5 de outubro, é uma celebração do Dia do Empreendedor, profissional que busca o crescimento do mercado e de suas oportunidades, não apenas para si, mas para a sociedade.
Como surgiu o Dia do Empreendedor
A data é uma homenagem à lei Nº 9.841/1999, que celebra a criação do Estatuto da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte. Afinal, apesar de ter sido criada em 1999, é possível ver que o crescimento deste setor é relevante até hoje e só tende a se desenvolver, graças à tecnologia acessível e necessidade por novos negócios.
Segundo o Indicador da Serasa Experian de Nascimento de Novas Empresas, até junho de 2021 já se somavam no país 2.070.817 empresas que se adequam nas categorias de microempresa e empresa de pequeno porte. Ademais, as micro e pequenas empresas geram 27% do PIB do Brasil, de acordo com um estudo do Sebrae.
Todos esses dados são provas de que o empreendedorismo está crescendo no Brasil. Desse modo, outro ponto no qual podemos ver o empreendedorismo abrindo novas portas para a modernidade é no crescimento do número de startups, que a cada dia cresce apresentando novos projetos e modelos de negócio inovadores.
Quem pode ser um empreendedor?
É notório que todas as pessoas são diferentes, e essa diferença cria empreendedores diferentes. Assim, cada um voltará seu olhar único para sua realidade e mercado, e como poderá inovar.
Contudo, existem características que todo empreendedor leva consigo e aplica em seus negócios. O otimismo, a autoconfiança e a perseverança são pontos essenciais para que um empreendedor confie em suas estratégias para que elas possam gerar resultados.
No mais, é valioso que o empreendedor ainda se mantenha pé no chão e tenha a noção que erros acontecerão. Por isso, ter coragem para assumir riscos e aceitar erros é vital. Assim, é possível aprender, validar novas metas e programar seus resultados a partir de um terreno mais concreto.
Como começar a empreender?
Para algumas pessoas, empreender, seja dentro de sua própria área com projetos, ou dando um passo para fora do ambiente conhecido, é um processo complicado. Assim, é necessário que esse iniciante saiba por onde começar.
Ideias disruptivas, irão demandar tempo e esforços de todos os envolvidos. E, muitas vezes, é assim que nasce uma startup. Ambientes que buscam por inovação nas mais diversas áreas. Por isso, aliar sua startup a uma Venture Builder é um excelente passo. Isso porque, a Venture Builder auxiliará sua startup a despontar no mercado.
Por outro lado, a união às startups pode ter um impacto positivo para empreender dentro de uma empresa já existente. Afinal, ela preenche essa lacuna que o empreendedor possa sentir e ajuda o negócio a prosperar.