A adesão da tecnologia e das mídias digitais transformou o mundo dos negócios. Apesar de termos uma concepção mais banal das redes sociais, sendo julgadas como um compilado de assuntos sobre filmes, músicas, memes e danças, o LinkedIn abre os olhos das corporações para a internet. Mas afinal, o que é o LinkedIn?
O LinkedIn é uma rede social, com o objetivo de ser uma aliada dos negócios e do universo corporativo na internet. A plataforma, segundo o serviço de hospedagem de sites Kinsta, tem mais de 575 milhões de usuários, sendo usado por mais de 34 milhões de pessoas no Brasil.
Com uma interface similar do Facebook, a rede cria uma conexão entre profissionais. Ademais, possibilita ofertas de emprego, atualização sobre o mercado e ajuda empresas e profissionais a ganharem mais visibilidade.
Comunicação no LinkedIn
Estar presente nas mídias digitais não é mais uma opção, mas sim uma obrigação. Então, a marca que deseja aumentar sua visibilidade deve estar presente nas mais diversas plataformas para conversar com seu público.
O LinkedIn facilita essa abordagem dentro do mundo corporativo. Mas, é importante ressaltar o quanto a comunicação apropriada é chave. Diferente das outras ferramentas sociais como o Instagram, Twitter ou TikTok, o LinkedIn demanda um posicionamento profissional de seus usuários.
O que o LinkedIn traz de conteúdo?
O intuito do LinkedIn é criar conexões entre empresas e profissionais. Ele se torna uma grande porta de entrada para parcerias, contratações e, de forma geral, o crescimento do negócio. Desse modo, mostre na plataforma seus grandes feitos, as características e diferenciais que sua empresa possui.
Alguns tópicos interessantes para mostrar o seu Know-How são:
- Ações realizadas;
- Bastidores;
- Depoimentos de clientes;
- Eventos;
- Testemunho dos funcionários;
- Vagas disponíveis, etc.
B2B ou B2C
A diferenciação dos negócios direcionados para outros negócios e aqueles que são entregues direto para o consumidor final também estão presentes no LinkedIn. Assim, negócios B2B terão um público maior, afinal a rede é projetada de empresas para empresas.
Mas, empresas B2C também conseguem seu espaço ao mostrar seu valor como corporação. Afinal, é importante lembrar que a plataforma, apesar de constar empresas, é composta por pessoas físicas.
CEO e Fundador no LinkedIn
O LinkedIn funciona como um canal de possibilidades para um negócio. Para isso, no entanto, é necessário que os responsáveis por cargos de alto nível em uma empresa também tenham seus perfis na rede de networking. Afinal, é preciso ver a pessoa por trás da ideia.
No perfil de um CEO ou um fundador é ideal ter uma série de informações com o objetivo de criar um forte perfil na plataforma e validar a credibilidade da empresa. Desse modo, deixe seu currículo, suas competências e experiências vindas de outros trabalhos, seu papel na empresa, sua importância para a operação, suas formações ao longo da vida, etc. Todos esses dados ajudarão a mostrar sua trajetória profissional.
Então, se você possui uma empresa ou uma startup no mercado, abra uma conta do LinkedIn e comece a se conectar com outros CEOs e empresas que ajudarão seu negócio a crescer.