Namorar é bem mais do que aproveitar bons momentos juntos e ter uma pessoa ao seu lado para o que der e vier. Significa também ter cuidado e atenção, especialmente no que diz respeito à saúde do casal.
Com o Dia dos Namorados se aproximando, preparamos esse post com 4 dicas para você ter um relacionamento ser cheio de saúde! Afinal, casais são pessoas com uma grande proximidade e intimidade. De forma que os hábitos de vida e as condições de saúde de um dos parceiros podem atingir o outro também.
Confira nossas dicas de como conservar a saúde do casal em dia:
1. Siga uma alimentação saudável
Datas como essa são sinônimos de jantares mais caprichado, mas no dia a dia, é importante seguir uma alimentação regrada para oferecer ao organismo as quantidades necessárias de todos os nutrientes.
Por isso, incentive seu parceiro (a) a consumir mais alimentos naturais, tais como: frutas, verduras, legumes, cereais integrais, leguminosas, etc. Reservem os doces, petiscos fritos e outras guloseimas para os fins de semana e ocasiões especiais.
2. Casal que se movimenta junto, permanece junto!
Um dos pilares mais importantes de uma vida saudável é a prática regular de exercícios. Além de fortalecer músculos e ossos, eles auxiliam na melhora da circulação sanguínea e a oxigenação dos tecidos, aumentando a capacidade cardiorrespiratória, além de contribuir para a saúde mental.
Por exemplo, se vocês têm uma vida sedentária, que tal adotar uma rotina ativa de atividades físicas em comum? Vocês podem caminhar, pedalar, praticar natação, realizar aula de dança ou ir para a academia juntos — tudo depende das preferências do casal!
3. Proteção é fundamental!
Se não estar nos planos de vocês ter filhos por no momento, é fundamental utilizar métodos contraceptivos eficazes, de modo a evitar uma gravidez indesejada — e essa responsabilidade deve ser compartilhada pelos dois parceiros.
Lembre-se: usar camisinha e realizar exames não é uma questão de confiar ou não no parceiro, mas sim de preservar a saúde do casal, pois várias DST’s podem levar muitos anos para manifestar sintomas.
4. Incentive o seu parceiro a realizar exames periódicos
Geralmente, as mulheres são habituadas desde cedo a realizar consultas periódicas, mas os homens costumam buscar atendimento médico apenas quando já estão apresentando sintomas.
Entretanto, como diz o ditado, “prevenir é melhor que remediar” — e isso é especialmente válido quando se trata da saúde do casal.
Ademais, ao perceber uma mudança em fase inicial, muitas vezes é possível reverter o quadro somente com mudanças no estilo de vida, sem a necessidade da realização de um tratamento medicamentoso ou cirúrgico.
Dessa forma, um belo gesto de amor que você pode fazer é estimular seu parceiro ou sua parceira a ficar em dia com seus exames periódicos. Namorar também é cuidar um do outro!