O avanço nos meios de comunicação mudou a maneira como todos os segmentos do mercado operam. Então, se tornou necessário usar a tecnologia para trazer um serviço prático e voltado para a população no setor de saúde. É nesse ponto que a telemedicina acerta.
O modelo padrão de saúde é o bom e velho “eu preciso ver o médico”. Cada paciente deve se deslocar de onde quer que esteja e ir até um centro de saúde. Isso significa que essa locomoção era “obrigatória” para realizar qualquer atividade que necessite de um profissional da área médica. Mas, é vital ter em mente que a realidade de muitas pessoas não permite que elas possam ir e vir de consultas médicas.
Barreiras tornam o acesso a saúde algo complicado para boa parte do país. Ou seja, pessoas que não tem condições financeiras de suprir os gastos de se ir ao hospital, ou aqueles que moram em lugares remotos precisam de uma solução para poder estar em contato com seus médicos e manter a saúde em dia.
Como a telemedicina funciona?
A telemedicina chega como um meio de trazer a tecnologia para o sistema de saúde. Assim, ela tem o conceito e as ferramentas para a realização da medicina à distância.
Desse modo, é possível realizar o monitorando de pacientes, incluindo aqueles de áreas distantes que não tem acesso fácil aos centros de saúde. Afinal, é realizada de maneira digital toda a troca de informações médicas. O mesmo acontece com a análise dos resultados de exames e emissão de laudos.
Esse novo processo entrega qualidade e velocidade em sua realização, tornando as consultas mais ágeis e precisas. Mas, é importante dizer que a telemedicina não vem como forma de excluir a medicina tradicional, mas como um suporte para a melhoria do atendimento e serviço.
Corte de gastos por parte da empresa e do paciente
O corte de gastos também é evidente com a telemedicina. Todos os avanços impactam pacientes e instituições, pois contribuem para a redução de custos de ambos.
A locomoção até o local de consulta, seja para o profissional ou para o paciente, é um gasto que é evitado com a telemedicina. Desse modo, o centro de saúde também terá um salvo monetário por não precisar de todos os itens que envolvem uma consulta, como o espaço em si e a limpeza do ambiente, por exemplo.
O avanço para a melhora da qualidade de vida já é um grande incentivo para investir nas novas tecnologias. Contudo, a economia que a telemedicina traz ao setor se torna um grande atrativo.
Facetas da telemedicina
A telemedicina tem diversas frentes. Separada em quatro pontos, é possível encontra-la em:
- Teleassistência: Monitoramento do paciente e aferimento de seu bem-estar;
- Teleconsulta: É realizada de médico para médicos. Dessa forma, é possível ter uma segunda opinião sobre determinado assunto, identificar qual a melhor opção de medicamento ou, até mesmo, pedir orientações;
- Consulta: Prático e direto atendimento do médico com o paciente;
- Teleeducação: Foco no avanço do conhecimento dos profissionais que moram em áreas remotas por meio de aulas e palestras;
Telemedicina no Brasil
A telemedicina, antes proibida no Brasil, recebeu, no ano de 2020, sinal verde do Ministério da Saúde e mostra toda sua eficiência até o momento. Afinal, o ano causou um avanço gigantesco nas startups da saúde, como a Dr. Ao Vivo (pertencentes ao portfólio de startups da Saúde Ventures). Esse setor teve um crescimento maior do que o esperado devido ao cenário na saúde mundial.