Muito se fala sobre a qualidade do serviço médico e de sua importância para a população. Contudo, não é este meio que vigora em clínicas e hospitais. Por isso, o conceito de Valor em Saúde vem para aderir o bem-estar do paciente como uma prioridade.
Quando citamos o termo valor, é comum se pensar em um valor monetário. No setor médico, isso se traduziria no preço de uma consulta, medicamento, exame, entre tantos outros exemplos. Porém, o conceito de Saúde baseada em Valor passa longe disso. Ele foca em entender o paciente, e como este ato é vital para que o processo hospitalar, desde a triagem até os cuidados em casa, seja realizado tendo o paciente como o centro de todo o cuidado.
A diferença entre quantidade e qualidade
Atribuímos sucesso a um profissional da saúde olhando seus números, seja a quantidade de pacientes, anos de experiência ou o valor que o mesmo cobra por uma consulta. Ademais, hospitais e clínicas operam com o conceito de fee for service. Ele existe para evidenciar que qualquer serviço tem um preço, e é assim que eles mensuram valor.
Então, esse modelo nos faz pensar “E onde está o bem-estar do paciente?”.
Trabalhar com o pensamento em quantidade ao invés de qualidade é um erro. Assim, devemos valorizar as linhas de cuidado. Afinal, estamos tratando de enfermos e pacientes que chegam apresentando dores, sejam elas físicas, emocionais ou psicológicas.
O volume de atendimentos realizados deve deixar de ser relevante, e dar espaço para a qualidade da assistência prestada. Desse modo, os esforços seriam voltados para os resultados que importam para o paciente, todos os desfechos clínicos, e qual seria o custo para atingir tais objetivos.
Desperdícios evitados com o Valor em Saúde
Segundo o Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS), em 2017, houveram gastos indevidos em contas de hospitais e exames, com o valor de R$27,8 bilhões. O número representa 19,1% do valor total desembolsado.
Assim, é possível ver que essa quantidade está ultrapassando o necessário e se tornando algo abstrato, que não tem real valor para a população e seus quadros clínicos.
Esse é um dos pontos que o Valor em Saúde foca seus esforços. O propósito é ter um custo acessível e bons resultados para os pacientes.
O processo médico embasado no Valor em Saúde
Agora, o paciente se torna o elemento principal de todo o processo. O intuito é que a qualidade do serviço prestado seja superior a qualquer valor financeiro cobrado.
É importante que o Valor em Saúde esteja presente já na triagem do paciente. Isso, porque, ele já chega ao hospital ou centro de saúde com alguma dor ou sintoma, e os responsáveis pelo atendimento devem validar essa preocupação e se importar com o paciente. A orientação correta é o instrumento que possibilitará que todo o processo clínico.
Com isso, acontece um direcionamento mais assertivo e o paciente verá que toda a equipe está empenhada para oferecer um serviço de qualidade. Toda a gestão de cuidados, assim como uma equipe multidisciplinar preparada são a base para uma Saúde baseada em Valor.